Para os empreendedores de primeira viagem
Seg, 22 de Abril de 2013 20:00
1. Foco: Muitos empreendedores de primeira viagem sentem a necessidade de saltar em todas as oportunidades “que encontrar”. Evite ficar atirando para todos os lados. O segredo é fazer uma coisa perfeita e não querer abarcar mil funções ao mesmo tempo.
2. Saiba o que fazer: Faça o que você sabe. Não comece um negócio simplesmente porque parece atraente ou promete lucros mirabolantes e enormes margens de retorno. Os negócios em torno de seus pontos fortes e talentos terão uma maior chance de sucesso. Não é só importante criar um negócio rentável. Se o seu coração não estiver nele e você não se sente feliz na gestão, você não será bem sucedido.
3. Defina seu negócio: Se investidor ou cliente curioso, não importa. Esteja pronto para vender o seu negócio. De maneira objetiva e clara, diga o que a sua empresa faz ou pode fazer para atender tal ou qual demanda.
4. Saiba o que você sabe, o que você não sabe e, principalmente, quem sabe o que você não sabe: Ninguém sabe tudo. Cerque-se de consultores e mentores que o incentivarão a se tornar um líder e empresário melhor . Encontre pessoas conhecedoras com quem você compartilha interesses comuns e metas de negócios e que vejam o valor em trabalhar com você para longo prazo.
5. Aja como uma StartUp: Esqueça escritórios extravagantes, carros rápidos e contas de despesas de gordura. Sua carteira é a vida da sua empresa. Aplique bem cada real e tome cuidado triplicado com cada despesa. Mantenha uma baixa sobrecarga para gerir o seu fluxo de caixa de forma eficaz.
6. Aprenda debaixo de fogo: Nenhum livro ou plano de negócio pode prever o futuro ou prepará-lo para se tornar um empresário bem sucedido. Não existe um caminho perfeito ou atalho. Você vai se tornar um empresário quando testado sob o fogo. A coisa mais importante que você pode fazer é aprender com seus erros – e evitar cometer o mesmo duas vezes.
7. Reconsidere os investimentos: Se você precisa de grandes quantias de capital para arriscar num negócio, volte para o início. Encontre um ponto de partida em vez de um ponto final. Simplifique a idéia até que seja manejável como um risco à fase inicial. Se o seu conceito é bem sucedido, suas chances de levantar o capital de investidores irá melhorar drasticamente.
8. Seja saudável: Você será muito mais produtivo quando cuidar melhor de si mesmo. O empreendedorismo é um estilo de vida, não é uma profissão. Trabalhar a ponto de exaustão irá torná-lo menos produtivo. Não dê desculpas. Coma direito, faça exercícios e encontre tempo para si mesmo.
9. Não se precipite: Impressão não combina com a ação. Evite exagerar verdades e divulgar objetivos de longo prazo como certezas do presente.
10. Se necessário, pare: Caso o negócio esteja de mal a pior, procure ajuda de um especialista que poderá sugerir mudanças para que a sua empresa não feche as portas nos seus primeiros passos. Se nada do que foi feito deu resultado, tome a decisão de parar no momento certo – de qualquer forma, o fechamento de uma empresa traz despesas, mas se o empresário alonga a decisão por parar, os custos podem tornar-se insustentáveis.

Alguns pontos que devem ser levados em consideração por quem se lança no mercado ou quem deseja lançar-se como dono de seu próprio negócio

 

1. Foco: Muitos empreendedores de primeira viagem sentem a necessidade de saltar em todas as oportunidades “que encontrar”. Evite ficar atirando para todos os lados. O segredo é fazer uma coisa perfeita e não querer abarcar mil funções ao mesmo tempo.

2. Saiba o que fazer: Faça o que você sabe. Não comece um negócio simplesmente porque parece atraente ou promete lucros mirabolantes e enormes margens de retorno. Os negócios em torno de seus pontos fortes e talentos terão uma maior chance de sucesso. Não é só importante criar um negócio rentável. Se o seu coração não estiver nele e você não se sente feliz na gestão, você não será bem sucedido.

3. Defina seu negócio: Se investidor ou cliente curioso, não importa. Esteja pronto para vender o seu negócio. De maneira objetiva e clara, diga o que a sua empresa faz ou pode fazer para atender tal ou qual demanda.

4. Saiba o que você sabe, o que você não sabe e, principalmente, quem sabe o que você não sabe: Ninguém sabe tudo. Cerque-se de consultores e mentores que o incentivarão a se tornar um líder e empresário melhor . Encontre pessoas conhecedoras com quem você compartilha interesses comuns e metas de negócios e que vejam o valor em trabalhar com você para longo prazo.

5. Aja como uma StartUp: Esqueça escritórios extravagantes, carros rápidos e contas de despesas de gordura. Sua carteira é a vida da sua empresa. Aplique bem cada real e tome cuidado triplicado com cada despesa. Mantenha uma baixa sobrecarga para gerir o seu fluxo de caixa de forma eficaz.

6. Aprenda debaixo de fogo: Nenhum livro ou plano de negócio pode prever o futuro ou prepará-lo para se tornar um empresário bem sucedido. Não existe um caminho perfeito ou atalho. Você vai se tornar um empresário quando testado sob o fogo. A coisa mais importante que você pode fazer é aprender com seus erros – e evitar cometer o mesmo duas vezes.

7. Reconsidere os investimentos: Se você precisa de grandes quantias de capital para arriscar num negócio, volte para o início. Encontre um ponto de partida em vez de um ponto final. Simplifique a idéia até que seja manejável como um risco à fase inicial. Se o seu conceito é bem sucedido, suas chances de levantar o capital de investidores irá melhorar drasticamente.

8. Seja saudável: Você será muito mais produtivo quando cuidar melhor de si mesmo. O empreendedorismo é um estilo de vida, não é uma profissão. Trabalhar a ponto de exaustão irá torná-lo menos produtivo. Não dê desculpas. Coma direito, faça exercícios e encontre tempo para si mesmo.

9. Não se precipite: Impressão não combina com a ação. Evite exagerar verdades e divulgar objetivos de longo prazo como certezas do presente.

10. Se necessário, pare: Caso o negócio esteja de mal a pior, procure ajuda de um especialista que poderá sugerir mudanças para que a sua empresa não feche as portas nos seus primeiros passos. Se nada do que foi feito deu resultado, tome a decisão de parar no momento certo – de qualquer forma, o fechamento de uma empresa traz despesas, mas se o empresário alonga a decisão por parar, os custos podem tornar-se insustentáveis.

 

Sebrae MA - 13/02/2012

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