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Empreendedora individual utiliza redes sociais para divulgar seu pequeno negócio
Seg, 15 de Abril de 2013 20:24

No começo, a ideia era unir o desejo de ter um negócio próprio à necessidade de ocupar o tempo livre, e o que era apenas uma vontade se transformou rapidamente em uma atividade rentável, graças, em grande parte, a utilização das redes sociais. Atendendo em média 50 pedidos por semana, a empreendedora Júlia Miranda comemora o sucesso alcançado pela sua empresa de comidas sob encomenda, criada há menos de um mês.
“Sempre gostei de cozinhar, e ter um negócio próprio, um restaurante, barzinho, um café, e no último dia 3 de março dei início a essa atividade de comidas sob encomenda, que também é uma necessidade dos mossoroenses, ter comida fresca, entregue em domicílio. É uma experiência que vem dando certo, e o retorno veio mais rápido do que eu esperava, superando todas as expectativas”, destaca Júlia Miranda.

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Três em cada dez brasileiros têm medo de falhar como empreendedor
Qua, 10 de Abril de 2013 18:16

Três em cada dez brasileiros que encontram uma oportunidade para empreender têm medo de falhar no mundo dos negócios. Esse número já foi maior. Em 2008, 43% dos empreendedores tinham medo de falhar. É o que mostra a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor 2012 (GEM) divulgada nesta quinta-feira, dia 31, pelo Sebrae em parceria com o Instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP).

Na avaliação do diretor-presidente do IBQP, Sandro Vieira, essa situação está ligada à forte inserção no mercado de trabalho, estimulado por uma competição intensa e um grau de maturidade acelerado. "O nível de maturidade é acelerado pela competitividade. Aquilo que o profissional levaria dez anos para aprender, ele aprende em dois. Com isso, ele se sente mais seguro e maduro no mercado de trabalho e tende a se sentir mais seguro para empreender", explica Vieira.

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6 frases para não usar durante uma negociação
Qua, 03 de Abril de 2013 19:16
São Paulo – Um dos principais erros de empreendedores ao negociar com um cliente ou fornecedor é tentar resolver tudo o mais rápido possível. Determinadas atitudes podem afastar a pessoa com quem você deseja chegar a um acordo. “O grande problema é que as pessoas temem a objeção”, afirma Marcelo Ortega, especialista em vendas.
Diego Maia, presidente do Grupo CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas), afirma que termos como “acho que sim” ou “talvez” devem ser evitados. “Quem está negociando não pode ter dúvida e deve buscar a informação correta”, explica. Por isso, a preparação e o treinamento da equipe de vendas são essenciais, pois informações imprecisas podem ser a razão pela qual o cliente desiste da compra. Veja abaixo outras dicas dos especialistas.
1. "Nosso produto é o melhor"
Quando a afirmação não é acompanhada de uma comprovação, o consumidor tem razão em desconfiar. “Tudo que a gente fala e não pode ser comprovado se encaixa bem no termo ‘papo de vendedor’”, explica Ortega.
Por isso, prêmios, referências e indicadores que podem sustentar a afirmação devem ser citados nesse momento. Caso contrário, o especialista recomenda evitar esse tipo de generalização para chamar a atenção.
2. "Você não pode perder essa oportunidade"
Parece um conselho, mas ao recorrer a essa frase o dono de uma pequena empresa ou vendedor acaba pressionando o outro lado. “Quem está perdendo é quem está vendendo e não o cliente”, explica Diego.
De acordo com Ortega, questionar se o cliente não vai fechar a compra é outro deslize comum. “Ele já coloca a resposta na boca do cliente”, diz.

Um dos principais erros de empreendedores ao negociar com um cliente ou fornecedor é tentar resolver tudo o mais rápido possível. Determinadas atitudes podem afastar a pessoa com quem você deseja chegar a um acordo. “O grande problema é que as pessoas temem a objeção”, afirma Marcelo Ortega, especialista em vendas.

Diego Maia, presidente do Grupo CDPV (Centro do Desenvolvimento do Profissional de Vendas), afirma que termos como “acho que sim” ou “talvez” devem ser evitados. “Quem está negociando não pode ter dúvida e deve buscar a informação correta”, explica. Por isso, a preparação e o treinamento da equipe de vendas são essenciais, pois informações imprecisas podem ser a razão pela qual o cliente desiste da compra. Veja abaixo outras dicas dos especialistas.

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Veja como se tornar um empreendedor individual
Seg, 25 de Março de 2013 18:48

Aprenda qual a documentação necessária para formalizar um negócio.

 

O Jornal Liberal 1ª Edição desta segunda-feira (25) tirou dúvidas dos telespectadores sobre empreendedorismo. O gerente de atendimento do Sebrae, Marcus Tadeu Alves, explicou como entrar no mercado formal (assista ao vídeo ao lado). No G1, Alves respondeu a perguntas da população, esclarecendo como pode ser feita a transição da informalidade para o mercado - o que traz vários benefícios para o empreendedor, como a garantira de diretos básicos do trabalhador e a abertura de linhas de crédito bancário. Acompanhe:
Quais os documentos necessários para se tornar um empreendedor individual?
É preciso comprovante de residência com CEP atualizado, CPF, comprovante da última declaração de imposte de renda como pessoa física e título de eleitor. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos para se transformar em empreendedor individual.
Telespectadora de Ananindeua diz que está gestante, e quer saber como entrar de benefício.
A pessoa tem que procurar o INSS levando o certificado de empreendedor individual, o imposto de renda do último exercício e os comprovantes de quitação (DAS). Também é preciso ter carência mínima de 10 meses de contribuição.
Fechei minha lojá há alguns anos. Como retornar as atividades da firma?
É preciso verificar com a Receita Federal a situação da empresa para saber se ela está em dia com as contribuições. Se estiver tudo ok, é só abrir as portas. Mas se a empresa teve o CNPJ encerrado, será preciso abrir uma nova empresa, começando do zero.
Telespectador deseja abrir uma empresa de prótese dental. Como proceder?
Neste caso, como é uma atividade de natureza intelectual, não se pode abrir uma empresa individual. Deverá ser uma micro-empresa, e a contibuição é sobre o lucro presumido.
Como faço para começar um restaurante? Quais os primeiros passos?
Qualquer atividade empresarial exige conhecimento do mercado, aptidão, conhecimento da atividade e do público alvo. à partir deste levantamento, você verifica a necessidade de infraestrutura, mão de obra e qualificação. Este tipo de empreendimento é chamado de "médio risco" e exige cuidados anteriores.
Qual o gasto mínimo anual para se regularizar e manter um CNPJ?
No caso de um empreendedor individual, o cálculo depende da atividade: 5% do salário mínimo,  R$ 1 de ICMS e R$ 5 de ISS (Imposto Sobre Serviço), dependendo da atividade, o que equivale a algo entre R$ 33 e R$ 37.
Sou empreendedora individual e quero emitir nota fiscal e boleto. Como fazer?
No caso dos prestadores de serviço, é preciso buscar os talões de noita junto à secretaria da fazenda do município, levbando cópias do CNPJ, certificado de empreendedor, RG e CPF. O custo é zero. Se for um comércio, a nota pode ser emitida no site da Sefa.
Telespectadora conta que trabalha há mais de cinco anos com vendas de roupas para clientes de porta em porta, mas gostaria mesmo de entrar para o mercado formal e abrir uma lojinha. O que fazer?
A telespectadora pode se formalizar como vendedora individual, e continuar a atividade de porta em porta, ou como comércio fixo, com ponto. Basta acessar o portal do empreendedor ou procurar um escritório de atendimento do Sebrae. Você também pode conseguir mais informações pelo telefone 0800 570 0800. A ligação é gratuita.

O Jornal Liberal 1ª Edição desta segunda-feira (25) tirou dúvidas dos telespectadores sobre empreendedorismo. O gerente de atendimento do Sebrae, Marcus Tadeu Alves, explicou como entrar no mercado formal (assista ao vídeo). No G1, Alves respondeu a perguntas da população, esclarecendo como pode ser feita a transição da informalidade para o mercado - o que traz vários benefícios para o empreendedor, como a garantira de diretos básicos do trabalhador e a abertura de linhas de crédito bancário. Acompanhe:

Quais os documentos necessários para se tornar um empreendedor individual?

É preciso comprovante de residência com CEP atualizado, CPF, comprovante da última declaração de imposto de renda como pessoa física e título de eleitor. Além disso, é preciso ter mais de 18 anos para se transformar em empreendedor individual.

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Governo do Estado anuncia segunda fase do Juro Zero
Qua, 20 de Março de 2013 21:39

Até o final deste ano o Governo do Estado pretende colocar em prática a segunda etapa do programa Juro Zero, destinado ao fomento de novos negócios para empreendimentos de pequeno porte de Santa Catarina.

A informação foi dada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável Paulo Roberto Bornhausen, ao participar na segunda-feira (18) da reunião semanal das diretorias da ACIJS e da APEVI no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul.

Paulo Bornhausen fez um relato das atividades da pasta que comanda na estrutura da administração estadual, mas deu destaque a projetos que dizem respeito à região Norte/Nordeste de Santa Catarina.

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